Se você não viu a ultimo poste, de uma olhada em: Balizadora Inteligente - PARTE 1.
Enfim vamos colocar a mão nos componentes, começando pela balizadora:
Caixa onde vem a luminária:
Componentes da caixa e manual:
Bateria de 3,2V e 250mA acompanha o kit:
É muito tranquilo montar a balizadora:
Foto no jardim, sem flash:
Já com flash a LED apaga, provavelmente um circuito de controle de luminosidade ou tensão no painel solar:
Bom, esse é o funcionamento normal, sem nenhuma modificação. Vamos agora abrir o equipamento e fazer alguns testes com multímetro. Para abrir a caixa é muito simples, basta retirar os quatro parafusos com uma chave philips, é importante retirar a bateria para evitar qualquer dano.
Após abrir a tampa, temos acesso ao painel solar, o fio vermelho indica o polo positivo e o preto negativo, interessante notar que em volta do painel existe um tipo de cola/resina para evitar a entrada de água:
Focando no circuito de controle, é possível visualizar uma placa simples, existe um circuito integrado, porém com epóxi, assim não conseguimos identificar nenhuma informação, além disso a placa possui alguns resistores e capacitores.
LED é do tipo SMD:
A primeira modificação feita, foi adição de dois fios, positivo e negativo, partindo da bateria para alimentar o ESP8266, lembrando que a saída da bateria é de 3.2v, assim podemos ligar direto no VIN e GND do modulo NODEMCU:
Feito a conexão para alimentação do modulo, vamos adicionar agora outros fios para coleta de informações. Com um multímetro fiz a leitura da tensão do painel solar, utilizando uma luz externa foi possível perceber a variação da tensão onde o fio verde foi soldado, nesse ponto já temos um divisor de tensão do próprio circuito, possibilitando a leitura pelo canal analógico:
Um segundo fio azul, foi soldado no anodo(+) do LED, possibilitando assim a leitura digital para definir em software se LED esta aceso ou apagado:
Conectando os sinais no ESP8266, e adicionando o sensor DHT11 e acomodando os componentes:
Bom é isso!! No próximo post vamos verificar o consumo de corrente, e fazer testes com o painel solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário