sexta-feira, 27 de julho de 2012

Projeto Rápido - Arduino Alimentando Painel Solar

Então, meus projetos são divididos em 2 campos, projetos pequenos que faço muito rápido e projetos mais complexos,os projetos rápidos geralmente são bem simples, que tem funcionalidade unica, mas que agrega muito ao conhecimento podendo ser colocado em um projeto maior posteriormente.
É uma boa forma de checar se seu projeto mais complexo está funcionando dividindo ele em varias tarefas pequenas assim fica mais fácil de achar um possível erro.

O projeto de hoje é bem tranquilo, mas você tem que ter os componentes, que são muito específicos.
Nesse caso estou usando um painel solar de 5V e que pode fornecer até 130mA  do dealextreme.
Como o projeto tem que ficar no sol e não quero fios passando pelo meu quarto estou utilizando um transmissor bluetooth para comunicar via porta serial, esse dispositivo é muito fácil de configurar, basta adicionar um porta serial sobre seu bluetooth do computador e pronto, no Arduino basta enviar os dados serialmente. É claro vale respeitar a areá de alcance do bluetooth e a velocidade de transmissão, no caso estou utilizando 9600 bps, que é o padrão para esse tipo de comunicação.

E é claro o cérebro de todo funcionamento o Arduino UNO Rev 3, estou usando esse que comprei no dealextreme mesmo pois deixo ele pra "sofrer", tenho outro de uma loja brasileira, que é muito boa por sinal, mas que infelizmente no Brasil os preços são muito elevados.Vai ficar fácil de ver que compro muita coisa da China, pelo preço ser mais acessível, infelizmente o tempo de entrega que complica é geralmente de 1 mês e 2 semanas, nunca ter problema com encomendas extraviadas ou taxadas.

Sobre o projeto é bem simples, o arduino esta sendo alimentado pelo painel solar, o dispositivo bluetooth esta ligado nele (lembrando que o TX do arquino vai no RX do blueetoth) e uma bateria esta alimentando ele separadamente pelo simples fato de que ao fazer uma comunicação com PC se eu ficar perdendo essa ligação toda hora eu teria que ativar a todo momento perdendo o foco principal de ver quanto tempo o Arduino vai rodar com o painel solar alimentando ele.
Com a conexão bluetooth feita e o painel ligado é hora de achar o melhor local com maior incidência de sol, no caso a minha janela :-).


Muito bom! A luz de alimentação esta ligada e o Arduino rodando o programa:

void setup() 
  {
   Serial.begin(9600);
   Serial.println("Painel Solar Ativo");
  }
  
void loop() 
  {
   unsigned long tempo_atual = millis();
   Serial.print("Painel Solar Ativo Por: ");
   Serial.println(tempo_atual);
   delay(1000); 
  }




Esse programa faz o seguinte, quando a placa do Arduino é ligada ele envia "Painel Solar Ativo" pela porta serial para seu computador, ao receber isso sabemos que o painel esta recebendo intensidade luminosa suficiente para alimentar o circuito.Depois disso a variável "tempo_atual" recebe a função millis(); , que faz o seguinte: retorna um numero em milissegundos que é o tempo desde quando a placa do Arduino esta ligada, (esse número tem overflow apos aproximadamente 50 dias).Logo depois esse valor é enviado para o computador que mostra isso no terminal(eu uso o RealTerm). 



Bem com esses dados o circuito funcionou por 3429084 milissegundos, ou seja, 3429 segundos, que são incríveis 57 minutos!! Isso porque o painel estava na minha janela com algumas sombras, e so parou de funcionar por causa da posição do sol (!). Agora eu mudei ele de posição:


Bom é isso ai!!
No futuro penso em usar esse trecho de programa no meu seguidor solar,mas quero agora adicionar as funcionalidades do LabView nesse pequeno projeto assim como leitura analógica da tensão de entrada do painel e pesquisar um banco de capacitores para ajudar manter a placa ligada caso uma sombra ou coisa do tipo interrompa o sol por pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário